A combinação de construção modular com estruturas metálicas está transformando o setor da construção civil porque é uma solução eficiente para a execução rápida de obras. A construção modular envolve a fabricação de módulos pré-fabricados fora do local de instalação, enquanto as estruturas metálicas fornecem uma base sólida, versátil e de fácil montagem.
Essa integração tem se mostrado ideal para projetos que demandam prazos curtos e alta precisão. E é sobre esse assunto o post de hoje!
Um dos grandes benefícios dessa união é a significativa redução de tempo de obra. Enquanto os módulos são produzidos em fábricas, o local da construção pode ser preparado simultaneamente. Essa abordagem paralela possibilita que o cronograma de obra seja drasticamente acelerado – eliminando, assim, o tempo ocioso típico dos métodos convencionais. Além disso, o uso de estruturas metálicas, que são mais rápidas de montar, favorece ainda mais a eficiência.
A precisão industrial dos módulos pré-fabricados também garante uma maior qualidade final. É porque os componentes são fabricados em ambientes controlados, minimizando erros de execução. Quando integrados às estruturas metálicas, essas unidades são facilmente acopladas e ajustadas e formam uma estrutura robusta e segura. Isso também facilita futuras expansões ou modificações no projeto, pois os elementos podem ser removidos e substituídos com facilidade.
Outro ponto de destaque é a sustentabilidade. Tanto a construção modular, quanto as estruturas metálicas geram menos resíduos em comparação com métodos tradicionais. O aço utilizado nas estruturas metálicas é 100% reciclável e, na construção modular, o uso de materiais e processos industrializados reduz o desperdício, deixando o processo mais econômico e sustentável.
Aplicações práticas dessa combinação são amplas, incluindo edifícios comerciais, industriais, escolas e hospitais. Em obras de grande porte, essa metodologia permite que o impacto no entorno seja reduzido, já que há menos movimentação de materiais e trabalhadores no canteiro de obras.