Mais do que agilidade e redução de custos na obra, as estruturas metálicas oferecem segurança, resistência, versatilidade e sustentabilidade. Essas vantagens são garantidas com um processo de produção definido, organizado e rigorosamente acompanhado, desde o projeto até a entrega final.
LEIA: Construção modular e estruturas metálicas: a execução rápida e eficiente de obras
Do projeto até a obra: as etapas de fabricação de estruturas metálicas
O projeto
A primeira etapa de fabricação de estruturas metálicas é o projeto. Os engenheiros e técnicos desenvolvem o projeto da estrutura, com base nas necessidades do cliente, as características e limitações do canteiro de obras, a logística de transporte e montagem e as normas técnicas. Esse planejamento também prevê a definição dos materiais, as técnicas de fabricação e as análises de resistência estrutural.
A fabricação
Na sequência, o fluxo de fabricação é definido. Nesta etapa, as peças são cortadas com base nas definições do projeto — que inclui o tamanho, o formato e a técnica necessários para a montagem da estrutura. Após as peças serem cortadas, elas recebem os ajustes necessários, os parafusos e as soldas.
Na CPC, além dos profissionais qualificados, o processo de fabricação envolve equipamentos de última geração, que permitem cortes rápidos, precisos e com um pré-acabamento. Com o auxílio da tecnologia, as estruturas metálicas são entregues com mais agilidade e resistência.

O acabamento
Após serem fabricadas e pré-montadas, as estruturas metálicas recebem os acabamentos. As pinturas, os lixamentos, as aplicações de protetores para garantir uma boa estética e para proteger o aço contra corrosões.
A inspeção
A última etapa de fabricação de estruturas metálicas, antes de serem entregues, é a inspeção. Os especialistas fazem testes de resistência dos materiais, análise de possíveis falhas e verificação de conformidade com os regimentos técnicos.
A entrega
Com a fabricação das estruturas metálicas concluída, as peças estão prontas para serem entregues. A logística, já definida no projeto, envolve o carregamento das peças, o transporte, o descarregamento, a montagem e a fiscalização durante o processo de colocação das estruturas.
Por que escolher a CPC?
As estruturas metálicas são parte fundamental de uma obra, podendo ser usadas desde as construções simples até os projetos mais complexos. Com mais de cinco décadas de atuação no mercado, a CPC entrega as peças com eficiência e garante a segurança e a resistência de cada um de seus projetos.