O fechamento lateral metálico ou fechamento vertical em grandes galpões e atacarejos é composto normalmente por painéis perfilados de chapa única ou por painéis isolantes de ondas trapezoidais. É a solução mais utilizada atualmente no país para otimizar o tempo de execução deste tipo de obra.
Resumidamente, os tipos de materiais utilizados para fazer o fechamento lateral podem ser classificados como:
• Painéis isotérmicos compostos por sanduíches de chapas metálicas e núcleo em polipropileno expandido O material isolante é o PUR (Painéis Isotérmicos de Poliuretano (PUR) e Poliisocianurato (PIR), ideais para:
• Painéis metálicos constituídos por telha trapezoidal apoiada sobre perfis metálicos tipo longarinas
• Telhas ou chapas metálicas galvanizadas (utilizadas nas áreas onde a arquitetura não exige isolamento térmico e acústico;
• Telhas transparentes, favorecendo a propagação da luz natural
• Telhas termoacústicas (utilizadas nos atacarejos, projetos em que a arquitetura demanda isolante térmico e acústico)
Diferenças entre os tipos de fechamento:
Em geral, existem dois tipos de fechamento. Um que é composto apenas pela chapa metálica perfilada, , que não oferece propriedades isolantes. Já o outro tipo possui uma camada lisa interna e um material isolante do tipo PIR , não inflamável, além da camada externa – normalmente pintada nas cores da marca do cliente.
Vantagens de escolher o fechamento lateral metálico:
A principal vantagem desse tipo de fechamento é que se trata de um padrão da indústria, adequado pelo viés arquitetônico por ter um bom acabamento e ótima durabilidade. Além disso, o fechamento lateral metálico possui um excelente rendimento, com a possibilidade de ser instalado rapidamente. Quando aplicado como isolante, ajuda na diminuição dos custos com climatização dos ambientes.
Entretanto, é necessário um certo cuidado ao manusear este material, para que não seja montado com nenhum componente amassado ou danificado.
Consultoria técnica: Marcelo Augusto Alves Pinto