Toda obra de grande porte envolve desafios estruturais. Agora, imagine a complexidade de construção de uma usina de produção de energia de dimensões gigantes? A metalurgia pode facilitar a missão! Mas, ainda assim, enfrenta desafios. Entenda quais são e como resolvê-los.
Um case de sucesso
A 70 quilômetros de Ribeirão Preto, em São Paulo, a CPC Estruturas Metálicas executa um projeto de construção de uma usina de produção de energia com 2,6 mil toneladas de estruturas metálicas.
Leia também: Fabricação de estruturas metálicas: do projeto até a obra
Desafios x Soluções: fabricação e montagem de estruturas metálicas para uma usina de produção de energia
Desafio: grande volume de estruturas metálicas
Solução: planejamento é a chave do sucesso
Todas as etapas precisam ser muito bem planejadas. Desde a conversa inicial para o desenvolvimento do projeto, até os acabamentos finais após a montagem. É preciso definir a logística, para garantir o carregamento e o descarregamento seguros dos materiais, além do cumprimento do prazo ou rápidas ações em caso de intercorrências no trajeto.
Outro ponto importante é o planejamento e preparação da planta para o recebimento da estrutura — que inclui montagem, solda, pintura e acabamentos dos metais.
Desafio: alta responsabilidade
Solução: escolha de uma equipe especializada
Na CPC, além do reforço da equipe para garantir o cumprimento do prazo, os colaboradores e fornecedores são especializados e treinados para entregar a melhor qualidade, com foco em agilidade e redução de custos.
Confira: A importância de logística e planejamento na construção com estruturas metálicas

Desafio: sintonia entre engenharia, fabricação e montagem
Solução: integração, integração e integração
Em grandes projetos de construção civil, não é incomum o desencontro entre a engenharia, fabricação e montagem. Para evitar isso, a CPC investe em garantir a integração entre as áreas. Kickoffs, reuniões diárias, acompanhamento constante do projeto facilitam o controle e garantem o êxito na entrega final.
Desafio: respeito aos processos do início ao fim
Solução: aderir a métodos claros e definidos
Na indústria, o selo ISO 9000 mantém a boa gestão dos processos, com padronização das atividades de produção. Esse modelo é seguido pela CPC, que também define e controla os processos durante a logística, a montagem e o acabamento das estruturas. Todas as etapas do processo devem ser acompanhadas, para que o prazo e a qualidade sejam cumpridos. O cliente e os fornecedores podem, ainda, visualizar os projetos: a CPC garante a rastreabilidade, desde a matéria-prima até a entrega do projeto, com informações sobre o histórico da obra e, até mesmo, os profissionais envolvidos.